;
Nas aulas de artesanato as atividades eram diversificadas: porta-retratos em EVA, papier-maché, bonecos de tecido, caixas de presente, pintura e acabamento de objetos criados na marcenaria como os porta-chaves e porta-trecos, etc.
Eram horas relaxantes de puro lazer onde cada criança tinha uma história para contar. Surgia um universo de descobertas, de formas, cores e texturas. A criança-artista podia revelá-las do jeito que quisesse colocando e transformando suas fantasias em obras de arte!
Pregar botões, fazer a barra, passar elástico… quase todo mundo sabe quebrar este galho tentando fazer pequenos consertos domésticos.
Mas o atelier de corte e costura do Projeto Felicidade ensinava muito mais. Fornecia uma ferramenta para que mães e filhos aprendessem um ofício para ampliar a renda familiar. Cópia de moldes, detalhar bonecas de pano, bolsas e peças de vestuário foram algumas das atividades desenvolvidas na oficina.
A maioria das famílias não têm acesso a computador. Acham que é algo complicado e para pessoas “estudadas”. Mas na oficina de informática do projeto professores capacitados desfizeram estas imagem distorcida. As aulas incluíam o aprendizado de programas úteis que serviriam mais tarde para ajudá-las a entrar no mercado de trabalho.
Escrever textos, ler notícias e navegar pela internet, montar trabalhos com utilização de várias ferramentas, aprender os atalhos, foram algumas das lições ensinadas no programa de informática. Nos “intervalos” das aulas… na telinha, games fascinantes!
A oficina de marcenaria as crianças e adultos criaram inúmeras peças como objetos úteis entre porta-retratos, porta-guardanapos e chaves, bandejas, apoio para celular, caixas decorativas e muito mais. Todas as peças eram fabricadas na sede com uma significativa economia nos custos.
A marcenaria e o artesanato do Projeto fizeram uma bela parceria: enquanto a marcenaria fornecia as peças em madeira natural, o artesanato dava o toque para o acabamento utilizando técnicas como pintura, colagem, decoupagem e outras soluções criativa. As crianças e suas famílias levavam felizes estas obras de arte para enfeitar suas casas e exibir com orgulho o que conseguiram produzir na semana do Projeto Felicidade.