;

Projeto Felicidade

Plano de Ação

Projeto Felicidade Durante a Pandemia

A pandemia de covid 19 mudou os rumos do Projeto Felicidade. Os grandes desafios impostos por um período de reclusão e incertezas despertaram a necessidade de aproximação das pessoas virtualmente e estimularam a capacidade criativa. Surgiram os PLANOS DE AÇÃO.


Plano de Ação 2020

Em 2020 foram criadas atividades com a finalidade de entretenimento a distância nos lares, já que os alunos desenvolviam tarefas escolares com a ajuda dos pais. Criação dos jogos: ECOMEMÓRIA e QUAL O NOME?, entregues e recebidos através dos professores juntamente com doação de brinquedos.


Plano de Ação 2021

Em 2021 o processo foi ainda mais desafiador pois a expectativa era de retorno presencial dos alunos, mas não foi o que ocorreu.

O que presenciamos foi um momento de transição entre o remoto e o retorno dos alunos às escolas. Mais uma mudança de planos ocorreu, atividades que seriam presenciais foram transformadas em “semipresenciais” com a presença de metade da capacidade de alunos nas escolas.

Os personagens Kiko e Kika, que estavam prontos para animar os alunos através da música e instrumentos musicais, foram transformados em uma história interativa a ser montada pelos alunos.

O processo envolveu estimulação motora, coordenação de movimentos pelo uso de tesoura e colagens, alfabetização e leitura. Uma parte ocorreu remotamente no início de 2021 e no final do ano a atividade foi desenvolvida junto dos alunos nas escolas.

A finalização ocorreu com a encenação e encontro de Kiko e Kika no Sítio Felicidade, alfabetização musical através dos instrumentos e a magia do contato com os personagens conhecidos através da história.


Projeto de Saneamento

Objetivos

• Criar um processo de saneamento básico dentro de unidades escolares de São Lourenço da Serra. Diminuir o impacto de despejo de esgotos domésticos no Rio São Lourenço e afluentes.


Esgoto sem tratamento é causador de problemas ambientais e de saúde pública. Escolas municipais têm fossas que eventualmente vazam por falta de manutenção, causam cheiro fétido e desconforto, expõe pessoas a doenças. A biotecnologia oferece o uso de microrganismos na degradação da parte orgânica do esgoto, é uma solução viável e deve ser acessível à população. Este projeto pretende minimizar os problemas causados pela exposição de esgoto nas escolas através do uso de tabletes biotecnológicos contendo microrganismos, que irão consumir a matéria orgânica, remover contaminantes sem agressão à natureza, otimizando a ação das fossas e garantindo o bem estar às pessoas que convivem no ambiente escolar.


Equoterapia no Sítio Felicidade

Objetivos

• Centro de Equoterapia no Sítio Felicidade para estimular a concentração, socialização e promoção de bem estar aos atendidos e melhorar a autoestima e independência dos participantes das sessões.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. O Sítio Felicidade pode se tornar um Centro de Equoterapia pois possui animais dóceis e bem tratados, dispõe de instalações físicas e equipamentos adequados com acessibilidade aos pacientes e possui equipe multidisciplinar de profissionais para os atendimentos.